Profissão do dia: Agronomia guia de profissoes

 

Profissão do dia: Agronomia

23:09


Agronomia ou ciências agrícolas é, dentro das ciências agrárias, um campo multidisciplinar que inclui sub-áreas aplicadas das ciências naturais (biológicas), exatas, sociais e econômicas que trabalham em conjunto visando aumentar compreensão da agricultura e melhorar a prática agrícola, por meios de técnicas e tecnologias, em favor de uma otimização da produção, do ponto de vista econômico, técnico, social e ambiental.
O Engenheiro Agrônomo é um profissional de nível superior. Seu campo de atuação é vasto, abrangendo fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural e meio ambiente. Para atuar no Brasil, o profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA. O dia do engenheiro agrônomo é comemorado em 12 de outubro por causa da primeira regulamentação da profissão, que aconteceu em 12 de outubro de 1933.

Salário do profissional em agronomia:*
O Salário Mínimo Profissional do engenheiro agrônomo, é estabelecido pela Lei Federal 4.950-A/1966 (quando o regime de contratação do profissional é regido pela CLT, Consolidação das Leis do Trabalho), que define a remuneração de 6 (seis) salários mínimos regionais para 6 (seis) horas diárias de trabalho. As horas adicionais trabalhadas deverão ser pagas como horas extras, com um adicional de 50% conforme reza a Constituição Federal. Assim, à jornada de 8 (oito) horas diárias corresponde uma remuneração de 9 (nove) salários mínimos regionais.
A Câmara Especializada de Agronomia do CREA-RS, aceita 20 (vinte) horas semanais como fracionamento da jornada de trabalho ao que corresponde uma remuneração de 4 (quatro) salários mínimos regionais.
Ao profissional de órgãos públicos (municipal, estadual ou federal), quando o regime é o estatutário, não há a incidência da Lei 4.950-A/66.
Salário Médio Inicial

De R$ 1.900,00 a R$ 2.900,00

*informação retirada do site da ABEA: http://www.abeabage.org.br

Testes vocacionais:

Para aqueles que se interessaram pela área da Agronomia, sugerimos o teste vocacional, do site "Guia do estudante", que ajudará a descobrir se essa é a profissão ideal para você.

Faça o teste aqui: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/testes/voce-ja-pensou-cursar-agronomia-542386.shtml

Links úteis:
http://www.agronomia.com.br/home.htm
http://www.agraria.pro.br/sistema/index.php?journal=agraria&page=index

Marcadores: , ,

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ESSE NEGOCIO DO SALARIO TA ANTIGO ... TME QUE MUDA EM DESGRAÇAAAAAAAAAAAAAAAA

6 de julho de 2011 22:31  
Anonymous Anônimo said...

adorei agronomia é uma area que pretendo me especificar , não pelo salario mas sim pois eu gosto muito

29 de novembro de 2011 18:14  
Anonymous Anônimo said...

quero seguir minha carrera em agronomia mas nao sei se da certo tomare que sim. gosto de mais de agronomia
tenhoa apenas 16 anos e ja penso na facu

28 de março de 2012 16:55  
Blogger lucas da rosa oliveira said...

Fasso o Tecnico em Agropecuária Integrado ou Ensino Médio, na minha escola tem o curso de Agronomia, muitos me disseram pra continuar lá e fazer esse curso, to pensando sériamente em fazer mesmo, fui pra lá por causa o E.M mas acabei gostando Muito do Técnico, mas ainda to na dúvida! :s

9 de julho de 2012 11:57  
Blogger josé luis Prill said...

Olá, sou acadêmico do curso de Engenharia Agronômica, é uma área fascinante. Ah e só para atualizar, o salário de um agrônomo gira em torno de R$ 5,5 mil reais para um agrônomo que desempenhe 8 horas diárias de trabalho estabelecido pelo CREA e CONFEA.

21 de agosto de 2012 16:10  
Anonymous Anônimo said...

estou muito feliz por meu filho ter escolhido esta profissâo, é fascinante lidar com a natureza,parabens filho,sucesso.valeu

30 de abril de 2013 20:08  
Anonymous Anônimo said...

ligia ;estou muito feliz por meu filho està exercendo essa profissâo , é fascinante lidar com a natureza;parabens filho.valeu.

30 de abril de 2013 20:19  
Anonymous Anônimo said...

Sou graduanda na área de agronomia e tô adorando o curso.
Tenho que confessar que não era o que eu queria pra minha vida, mais depois e pude conhecer mais sobre o curso me apaixonei por ele e pretendo assim que terminá-lo, fazer a minha pós graduação.

4 de julho de 2013 22:46  
Anonymous Anônimo said...

estou muito feliz por meu filho esta exercendo essa profissâo, e fascinante lidar com a natureza;parabens filho.valeu! ligia-recife-pe.

21 de setembro de 2013 13:11  
Anonymous Anônimo said...

VAI A MERDA

4 de dezembro de 2013 19:46  
Anonymous Anônimo said...

kkkkk

8 de dezembro de 2013 16:35  
Anonymous Anônimo said...

Estou mt feliz pq minha irmã escolheu este curso, é fascinante lidar com a natureza, valeu mana, parabéns.

1 de fevereiro de 2014 19:16  
Anonymous Anônimo said...

estou muito feliz por meu filho ter escolhido esta profissâo, é fascinante lidar com a natureza,parabens filho,sucesso.valeu

1 de junho de 2014 20:23  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link